Blog

vantagens competitivas de uma empresa

Como o ERP aumenta as vantagens competitivas de uma empresa?

Como o ERP aumenta as vantagens competitivas de uma empresa? vantagem competitiva de uma empresa? Como a tecnologia pode ajudar o seu negócio? Se você deseja fortalecer ainda mais o seu negócio, pode contar com o poder de um sistema ERP. 

A abreviatura ERP refere-se ao termo em inglês Enterprise Resource Planning, que é traduzido como Planejamento de Recursos Corporativos ou Sistema de Gestão Integrado. Na prática, o software permite a interligação de diversas áreas, desde departamentos responsáveis ​​pela logística (como estoque) até a gestão financeira ou jurídica.

Com isso, é possível controlar ações remotamente, visualizar dados com facilidade, otimizar toda a produção, reduzir processos operacionais, eliminar ferramentas manuais como planilhas ou planilhas de horas, e aumentar a eficiência da equipe.

Como o ERP aumenta as vantagens competitivas de uma empresa?

Você já sabe que o ERP está cada vez maior no mercado. O motivo é simples: por meio da transformação digital, as empresas estão usando mais recursos de tecnologia e inovação para se manterem competitivas.

Mas afinal, qual é a vantagem competitiva de uma empresa sobre as demais e como ela pode potencializar o uso do ERP nessa situação?

O que o ERP tem a ver com a vantagem competitiva de uma empresa?

O ERP é um sistema projetado para integrar todas as áreas de uma empresa e permitir um fluxo eficiente de informações. O sistema gerencia o fluxo de comunicação em toda a organização e funciona bem com grandes volumes de dados de todos os setores. O ERP é um aliado para empresas que buscam decolar no mercado, e pode ser um grande diferencial para empresas que precisam aumentar a produtividade e a lucratividade.

Mas, no final das contas, como o ERP pode ajudá-lo a obter uma vantagem competitiva e ficar à frente de seus concorrentes? 

As empresas podem usar essa plataforma poderosa para construir um crescimento de longo prazo: por meio de automação e processos mais rápidos, as tarefas administrativas e operacionais se beneficiarão de menos tempo e esforço para serem executadas.

Além disso, os gerentes podem obter informações sobre todos os pontos da operação: disponibilidade de recursos, métricas financeiras, controle de estoque, produção, listas de clientes, métricas de desempenho e muito mais.

Todas essas informações são extremamente importantes para um bom suporte à decisão – com o ERP, os gestores têm mais espaço para identificar gargalos ou grandes oportunidades no negócio. Além disso, podem desenvolver estratégias específicas para aumentar sua participação no mercado.

Veja mais: Como o sistema de gestão da produção industrial promove redução de custos

Com o ERP reduzindo significativamente o trabalho manual, flexibilizando a execução das tarefas, tendo uma visão ampla e mais controle sobre todos os processos da empresa, já é possível prever um maior espaço de mercado e vantagem competitiva. 

 

Conheça o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!

A Ramo Sistemas fornece toda a segurança para aumentar as vantagens competitivas de uma empresa.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!