Saber como e com o que a sua empresa gasta é chamado de controle de custos e despesas. Práticas como essa ajudam na manutenção da área financeira e na sobrevivência frente ao mercado competitivo. Os gastos corporativos variam de acordo com os setores, por isso, uma gestão equilibrada e eficiente possui compreensão total de cada investimento necessário nos negócios.
A avaliação de números é imprescindível para o planejamento, tomada de decisões e economia. É hora de largar as velhas planilhas e adquirir um software tecnológico que auxilia na automação dessa tarefa. Além disso, há dicas que fazem a diferença na hora de realizar o monitoramento das contas.
Descubra, no blog de hoje, como fazer controle de custos e despesas. Acompanhe!
Leia também: Pós-pandemia: como o sistema ERP acelera a transformação digital nas empresas?
Como fazer controle de custos e despesas?
Apenas o conhecimento dos dados corporativos não ajuda no controle de custos e despesas, é preciso saber exatamente para onde o dinheiro vai e qual o retorno para a empresa. Siga os processos abaixo e evite prejuízos para as finanças do seu negócio:
Precificar corretamente o produto
Precificar o produto não é só para manter a competitividade do mercado, e sim para que o valor final seja suficiente para custear a produção e as despesas da empresa. Preços baixos demais diminuem o faturamento e o negócio não consegue se sustentar. A fórmula é a seguinte:
Custos + Despesas + Lucro = Preço de Venda
Identifique o ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é um controle de custo e despesa que se refere ao quanto a empresa precisa vender para que a receita seja suficiente para pagar todos os gastos. Esse tipo de indicador garante se a instituição está operando de forma segura. Pode ser calculado dessa forma:
PE = (Custo fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100
Considerar valores a receber
Na hora de realizar o controle de custos e despesas, não se esqueça de contabilizar os valores a receber, como duplicatas e cartão de crédito.
Investir em tecnologia de gestão
Invista em um software que auxilia no controle de custos e despesas e organiza a sua área financeira. O SAP Business One é uma tecnologia de gestão que elimina a burocracia da rotina empresarial, trazendo inovação, agilidade e uma série de benefícios como: facilidade de realizar atividades automatizadas, economia de tempo e redução de falhas.
Saiba mais: 5 boas práticas de gerenciamento financeiro empresarial
Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!
A Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão de operações inteligente dentro das distribuidoras.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!