O ERP (cuja sigla significa Enterprise Resource Planning, traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de gestão empresarial unificado. Trata-se de uma solução que integra todas as informações, processos e dados de uma área ou do negócio como um todo.
Com isso, o ERP proporciona diferentes benefícios no setor de distribuição das organizações.
A seguir, conheça as funcionalidades do sistema de gestão empresarial e confira o seu impacto na produtividade do setor de distribuição.
Como funciona o sistema de gestão empresarial?
Antigamente, se a empresa quisesse digitalizar processos, era preciso encontrar softwares específicos para cada área ou demanda.
Neste caso, os profissionais, empresas e hardwares ficavam sobrecarregados com o excesso de programas necessários para desenvolver as tarefas básicas. Por exemplo: financeiro, contabilidade, logística e distribuição.
O ERP, então, foi a solução desenvolvida para superar tais limitações. O sistema de gestão empresarial integra todos os departamentos e demandas do negócio. Assim, não é preciso alternar de software para desempenhar as atividades.
Apenas essa facilidade já melhora a produtividade, mas o ERP tem mais recursos a oferecer, como:
- Disponibilidade de dados em tempo real: dessa forma, os gestores podem tomar decisões mais acertadas e baseadas em dados. Além disso, é possível otimizar a operacionalização de diferentes tarefas;
- Automação de processos: evita que diferentes áreas tenham que preencher documentos e formulários, por exemplo. O que reduz o tempo destinado a tarefas manuais e repetitivas.
Logo, no cenário atual com mais dados disponíveis e variáveis a serem analisadas, o sistema de gestão empresarial apresenta vantagens, especialmente, na área de distribuição.
Saiba mais: A importância do ERP para pequenas e médias empresas
Quais os impactos do ERP na produtividade do setor de distribuição?
Como mencionado, o sistema de gestão empresarial ajuda a otimizar os processos. Como resultado, na área de distribuição, a solução garante maior eficiência nas atividades e fluidez da produção.
Veja os diferentes aspectos que o ERP contribui para o aumento da produtividade no setor:
1. Gestão de transportes
Essa etapa de planejamento de toda a logística de distribuição da empresa é beneficiada pelo ERP. Afinal, o sistema de gestão empresarial fornece informações relevantes para agilizar os processos e facilitar a tomada de decisão, como:
- Melhor data para entrega considerando necessidade do cliente, tempo de transporte e ritmo de produção;
- Meio de transporte mais econômico e vantajoso;
- Tarifas cobradas considerando todos os custos associados à distribuição.
Com isso, é possível reduzir custos e proporcionar maior eficiência nos processos estabelecidos.
2. Controle de fretes
Ao considerar os dados anteriores e todas as demandas encaminhadas via ERP, os colaboradores têm mais facilidade para desempenhar tarefas. Por exemplo:
- Expedição dos produtos;
- Monitoramento remoto da frota;
- Dimensionamento da carga considerando o veículo usado;
- Definição do modal de transporte.
Com as informações integradas no sistema de gestão empresarial, essas etapas demandam menos tempo do responsável. Logo, aumenta a produtividade da equipe.
3. Roteirização da entrega
Esta atividade do setor de distribuição consiste na definição dos roteiros das remessas. Neste caso, deve-se analisar todas as variáveis, como mercadorias, tipo de frete, distâncias, clientes etc.
O sistema de gestão empresarial também auxilia nessa etapa. Isso porque a solução disponibiliza relatórios sobre roteiros anteriores, considerando trajetos que permitam a diminuir os custos e o tempo de entrega.
Como implementar o sistema de gestão empresarial?
Agora que você já conhece os benefícios do ERP para o setor de distribuição da sua empresa, é preciso saber como implementá-lo.
Para isso, conte com a Ramo Sistemas! Atuamos com o sistema SAP Business One, solução mais usada em pequenas e médias empresas e em negócios em expansão.
Com o recurso, é possível realizar a administração de todos os processos com uma visão clara e o controle completo de toda a dinâmica do negócio.
Assim, a sua empresa reduz os custos, aumenta a produtividade e eleva a eficiência dos processos relacionados à distribuição.
O SAP Business One ainda viabiliza uma redução de 64% nas paralisações não planejadas, permitindo que as empresas otimizem os níveis de desempenho dos ativos.
Além disso, o sistema de gestão empresarial da SAP é fácil de usar e integra todos os recursos necessários. Conheça o SAP Business One agora mesmo! Se precisar de mais informações, entre em contato conosco!