Quando ouvimos falar de gestão empresarial, logo associamos com alguns pontos operacionais essenciais. Um deles é a implantação de um ERP. Além de dar suporte para a tomada de decisões baseada em dados precisos, ele organiza tarefas, automatiza processos e contabiliza estoque para que os negócios tenham cada vez mais o fluxo de informações correto e centrado em apenas um local.
Esse tipo de padronização tecnológica garante que a empresa evolua não só no quesito administrativo, mas também no desempenho dos colaboradores, que não exercem mais a função repetitiva dos processos e dão mais atenção às estratégias de desenvolvimento da empresa.
No blog de hoje, aprenda quais os pontos essenciais para a implantação de um ERP.
Leia mais: Por que a sua empresa precisa adotar a logística de distribuição?
Conheça todos os pontos essenciais para implantação de um ERP
Como qualquer outro tipo de novidade, a implantação de um ERP também necessita que a organização mude em alguns aspectos, fatores esses que ajudam a decolar o sucesso mais rapidamente. Antes de qualquer coisa, é preciso compreender se um ERP é realmente a solução certa para as demandas empresariais atuais. Depois dessa identificação, é possível investir sem medo de realizar as transformações necessárias.
A fim de que a sua empresa obtenha o máximo potencial, não somente da ferramenta, mas também em tempo de implantação e organização do fluxo de trabalho, separamos algumas dicas interessantes. Veja abaixo:
Planejamento
Nenhuma metodologia começa sem um bom planejamento. A execução sem uma estratégia e definição exata dos passos, geralmente, demora mais e traz menos benefícios, pois a necessidade de ajustes é maior. Isso gera gasto de tempo e dinheiro. Portanto, para uma boa implantação de ERP, comece escrevendo quais são as metas que você deseja alcançar com essa ferramenta, quais os prazos e as etapas que você compreende serem imprescindíveis. Lembre-se de colocar pontos mensuráveis.
Flexibilidade
Além de saber o que precisa ser organizado, é preciso saber se a implantação do ERP é flexível para a sua empresa, ou seja, se o sistema comporta todas as atividades existentes atualmente. Avalie a estrutura para que o ERP ajude na escalabilidade e a organização não precise trocar de ferramenta tão cedo.
Gestão de equipes
O último ponto é gerenciar as equipes que trabalharão com a tecnologia. Além de uma conversa, é preciso, também, criar workshops de conhecimento, tutoriais, cursos, e o que mais for necessário para que todos saibam como usar a ferramenta da melhor forma. A capacitação é valiosa e muito essencial para que não haja interrupções no fluxo de trabalho.
Confira: Como calcular giro de estoque?
Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo!
A Ramo fornece toda a segurança que a sua empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão de operações inteligente dentro das distribuidoras.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!