O acompanhamento do giro de estoque é um dos melhores jeitos de administrar os produtos armazenados. Conforme a frequência de vendas, é possível contabilizar quais os produtos que mais têm saída, os que têm menos e os que precisam ser urgentemente repostos porque estão com baixo estoque.
Além de auxiliar na avaliação da saúde financeira do negócio, calcular a reserva faz parte de uma gestão empresarial que cuida da movimentação do volume de armazenamento em busca do aumento da produtividade e da economia de gastos.
Para saber mais sobre os cálculos precisos do giro de estoque, leia o blog de hoje até o fim.
Leia mais: Aplicativo para controle de estoque: conheça as funcionalidades
Como calcular giro de estoque?
O giro de estoque mostra a quantidade de produtos vendidos e que ainda estão acumulados na empresa. Muitas mercadorias tem um tempo médio de armazenamento e é preciso estar atento a esses prazos.
A conta mais comum para compreender o giro de estoque usando o estoque médio é: vendas totais/estoque médio = total de giros ao ano. Porém, existe um cálculo para instituições que vendem produtos variados que é a seguinte: volume de vendas no ano/estoque = total de giros ao ano.
Se o seu negócio necessita saber do índice de giro de estoque, o cálculo pode ser feito por meio da conta: dias do ano/quantidade de giros = índice de giro de estoque.
Quais as vantagens de calcular giro de estoque?
Um dos benefícios mais importantes do giro de estoque é controlar os produtos na estocagem e conhecer a rotatividade dos mesmos. Dessa forma, na hora de comprar mais mercadorias e repor os faltantes, não haverá volume excedente com a compra de itens a mais, ou que não possuem saída imediata.
Outra vantagem é a de manter a economia da instituição, já que produtos mal armazenados perdem a validade e isso causa prejuízo financeiro. Conhecer metodologias de custo de armazenamento e compreender entradas e saídas é uma estratégia para prevenir falhas.
Para tal, o uso de tecnologia de gestão financeira é a melhor forma de gerenciar o giro de estoque e garantir que a empresa mantenha relatórios atualizados sobre a reserva, além de realizar a integração com a área financeira com notas fiscais e outras informações precisas.
Confira: Como a gestão de compras e estoque se relaciona com a tecnologia?
Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo!
A Ramo fornece toda a segurança que a sua empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão de operações inteligente dentro das distribuidoras.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!