Entender o desenvolvimento do negócio permite que a área financeira possa ser organizada de maneira que o ciclo operacional e financeiro seja gerenciado de forma correta. Nenhuma empresa consegue continuar em crescimento sem que as operações sejam otimizadas a cada situação.
Para que isso aconteça, é necessário estruturar as atividades financeiras e controlar a gestão das ações operacionais, desde a compra da matéria-prima até a venda do produto. Em casos que a empresa não fabrique seus próprios produtos, o ciclo se inicia com a aquisição da mercadoria.
O ciclo operacional se refere às operações executadas, já o financeiro compreende os gastos com produção até a venda. Um precisa do outro para funcionar, e quanto mais alinhados eles estiverem, mais competitiva a sua instituição fica. Se houver equilíbrio entre ambas as partes, a empresa funcionará com excelência.
Somente com a ajuda de dados assertivos que você poderá tomar decisões seguras, por isso, é importante observar o resultado de todos os processos, inclusive, dos cálculos que ensinaremos a seguir. A fim de ajudar, o artigo de hoje focará no cálculo do ciclo operacional e financeiro. Aprenda e acompanhe!
Leia mais: O que é prevenção de perdas?
Aprenda a calcular o ciclo operacional e financeiro
Como vimos, o ciclo operacional e financeiro começa com a mercadoria ou a matéria-prima e depois passa por um processo de estocagem até a venda. Essa operação é importante de modo que ajuda a identificar quanto tempo e quais os gastos no procedimento. Dessa forma, é possível aprimorar cada passo para que haja aperfeiçoamento, gerando economia de dinheiro e de tempo.
Se o aumento da produtividade é uma meta na sua empresa, você precisa saber calcular o ciclo operacional e financeiro, tudo para que na maximização da agilidade, a qualidade da entrega não seja prejudicada.
A fórmula usada para descobrir o número do ciclo operacional e financeiro é a soma do prazo médio de recebimento da venda com o de estocagem. Quanto menor ele for, melhor para os negócios. Para descobrir qual é o prazo médio de estocagem, basta dividir o giro de estoque por 365. Já para saber qual o prazo médio do recebimento de venda, é preciso dividir a receita líquida da empresa também por 365.
Assim, a soma dos dois cálculos mostra quanto tempo leva o ciclo operacional e financeiro da sua empresa.
Confira: Como ter controle de estoque em apenas 5 passos
Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo!
A Ramo fornece toda a segurança que a sua empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão de operações inteligente dentro das distribuidoras.
O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.
Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!