Blog

Como fazer controle de estoque e qual sua importância?

Um dos erros mais comuns nas empresas é vender um produto sem tê-lo disponível. Esse tipo de falha está ligada ao controle de estoque. Se o seu negócio não estrutura bem a parte de mercadorias, é lógico que não haja organização, principalmente, para vender. Com as vendas prejudicadas, não tem como a sua empresa crescer.

Para ajudar a compreender esse pilar tão importante, explicaremos no blog de hoje como fazer controle de estoque e qual sua importância. Confira!

Qual a importância do controle de estoque?

O controle de estoque é uma parte da gestão que não pode ser relegada. Uma boa gestão ajuda a empresa a não perder dinheiro e impactar com prejuízos na área financeira.

A primeira vantagem de se realizar esse tipo de controle é a redução de roubos e perdas por armazenagem, principalmente com o prazo de validade dos itens. Mercadorias sem giro e perto de vencer, se não forem colocadas em ações, são perdidas.

Outro benefício é a criação de promoções de acordo com o acompanhamento das saídas de venda. Se um produto está muito tempo parado, é possível criar um desconto para que haja mais vendas.

Afinal, como fazer controle de estoque?

1- Realizar um inventário do estoque

O primeiro passo para fazer um controle de estoque é listar todos os produtos, bem como suas quantidades. Esse tipo de atitude ajuda a evitar falhas e necessita de atualização constante.

2- Automatizar o controle de estoque

A forma manual de controlar o estoque leva tempo demais e, uma empresa que foca no crescimento, precisa automatizar os processos. Um software ajuda a registrar todas as movimentações e integrá-las com outros setores.

3- Treinar os colaboradores

O treinamento é importante para que os colaboradores sigam todas as regras. A equipe deve estar informada de todos os processos para uma boa gestão de controle de estoque.

4- Otimizar o estoque

Essa etapa é em conjunto com a de criar um inventário pois é a partir dele, que se pode otimizar o estoque, sabendo as saídas e entradas.

5- Estabelecer margem de perdas e danos

Defina um limite de perdas e danos para que haja sempre uma meta estabelecida. Assim, a sua empresa não terá prejuízos exacerbados.

6- Promover os produtos parados

Produtos sem giro podem aparecer em promoções como alvos de uma estratégia específica. Ofereça descontos para evitar maiores prejuízos.

Um sistema de controle de estoque é a melhor escolha para as empresas que desejam automatizar os processos, reduzir erros, custos com armazenamento e garantir que nenhum cliente fique sem o seu produto.

Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, intuitivo, integrado e responsivo. Fornece uma transformação digital completa para alavancar processos dentro das organizações.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também trabalhamos com o SAP Business One Cloud, a melhor plataforma do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!