O setor de logística e distribuição está cada vez mais concorrido e com maiores exigências, tanto pelo lado dos clientes finais quanto das empresas contratantes. O que demanda mais eficiência na gestão de entregas dos negócios.
Neste cenário, as empresas do segmento precisam investir em agilidade operacional, qualidade e tecnologias para suprir as novas demandas do mercado. Assim, é possível se manterem competitivas e relevantes.
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A seguir, destacamos as etapas da gestão de entregas e apresentamos dicas de como torná-las mais eficientes. Confira!
4 etapas da gestão de entregas e como otimizá-las
Os processos da gestão de entregas são centrais para manter um bom relacionamento e a confiança das parceiras e também dos clientes finais.
Por essa razão, estas etapas devem ser sempre aprimoradas e otimizadas. Veja quais são elas!
1. Conferência de mercadorias
A conferência de mercadorias ocorre em dois momentos:
- Quando o produto chega ao estoque;
- Quando ele vai sair para a entrega ao cliente final.
Nessa etapa, a atenção e a eficiência são fundamentais para evitar prejuízos. No caso de produtos perecíveis, por exemplo, também deve ser feito o controle da data de validade das mercadorias.
Uma forma de tornar esse processo mais prático é atuar com sistemas de leitura de código de barras. Eles impedem o cadastro duplicado dos produtos e também proporcionam procedimentos mais ágeis e seguros.
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2. Roteiros de entrega
A etapa de entrega pode ser a mais custosa do setor de distribuição quando não realizada de modo eficaz. É justamente nesse processo que as empresas especializadas se diferenciam. Por isso, é importante investir em uma estratégia de entrega sólida.
Uma forma de otimizar a roteirização da entrega é contar com sistemas inteligentes. Assim, é possível identificar as rotas ideais levando em conta todas as entregas planejadas para o dia.
Tais tecnologias consideram o tempo, a distância e os custos para oferecer melhores rotas e proporcionar economia de combustível e desgaste do veículo. Além do mais, pode-se incorporar variáveis, como entrega agendada e outros critérios.
3. Gestão da distribuição
A gestão de entregas não é fundamentada apenas em etapas operacionais, mas também no planejamento prévio das ações.
Para otimizar a gestão da distribuição, é importante embasá-la em dados reais do negócio. Isso permite realizar previsões e cálculos com base nas operações anteriores e no know how acumulado.
Com isso, a distribuidora garante mais eficiência nas partes operacionais e pode se aprimorar constantemente. O que vai influenciar a competitividade e o crescimento da empresa.
Leia também: Passo a passo: como otimizar a gestão de cadeia de suprimentos do seu negócio?
4. Monitoramento dos indicadores
Todos os processos, operações ou estratégias geram dados referentes à efetividade da ação, como por exemplo:
- Permanência da mercadoria no estoque;
- Comprometimento do espaço;
- Tempo de entrega;
- Roteiros de melhor custo-benefício;
- Desgaste do veículo, entre outros.
Portanto, o diferencial da distribuidora é ter uma estratégia para colher e processar esses dados. Dessa forma, é possível obter informações relevantes sobre a operação.
A coleta minuciosa dos dados depende de um sistema integrado para monitorar automaticamente as atividades e gerar informações relacionadas aos processos.
Além disso, o sistema precisa converter esses dados em relatórios objetivos para permitir o acompanhamento dos indicadores pelos gestores.
Leia também: Sistema ERP: como a análise preditiva otimiza a produtividade no setor de distribuição
Como colocar essas estratégias em prática?
Como visto, existem diferentes formas de otimizar cada uma das etapas da gestão de entregas. A incorporação do sistema de gestão empresarial integrado (ERP), no entanto, permite a realização de todos esses processos.
Entre as principais vantagens, o sistema ERP garante:
- Integração dos departamentos da distribuidora;
- Controle e automação dos processos;
- Cadastro dos produtos;
- Gerenciamento e controle dos estoques;
- Relacionamento com fornecedores e clientes;
- Comunicação entre áreas;
- Coleta e análise de dados;
- Emissão de relatórios;
- Entre outras funcionalidades.
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