Blog

Quais as principais finalidades de um software para gerenciamento financeiro?

Automatizar o processo de finanças de uma empresa a partir de um software para gerenciamento financeiro é uma forma de otimizar o fluxo operacional. É, também, uma vantagem competitiva, o que garante que a sua instituição saia na frente de outras no mercado.

A antecipação de demandas e a rapidez nas entregas são mais benefícios que um ERP traz para a gestão de processos. Mas, quais outras principais finalidades tem essa ferramenta? Descubra no blog de hoje.

Leia também: O que é gestão de operações e serviços?

Quais as principais finalidades de um software para gerenciamento financeiro?

Para tomar as melhores decisões com base em dados precisos, é preciso investir em um software para gerenciamento financeiro. Essa tecnologia assegura que haja manutenção da área contábil da empresa, bem como sua ascensão por meio de potencialização da produtividade.

Separamos, abaixo, algumas das principais finalidades de um software para gerenciamento financeiro a fim de que você, gestor, possa ter o suporte necessário para garantir uma visão mais abrangente do negócio.

Controle de receita

O primeiro objetivo de um software para gerenciamento financeiro é controlar a receita da organização. Com a automação, os processos de cobrança são feitos de maneira mais rápida e aumentam a liquidez da empresa com maior fluxo de recebimento. Dessa forma, é possível controlar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai das demandas.

Fluxo contábil

Uma boa gestão financeira tem, em mãos, detalhes sobre as contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e folha de pagamento para organizar as finanças empresariais e criar relatórios que são fundamentais no planejamento da instituição. Por isso, o software para gerenciamento financeiro é indispensável na hora de analisar o fluxo contábil e respaldar os investimentos e decisões.

Análise e planejamento financeiro

Como citado acima, a previsão financeira faz parte de uma gestão preocupada com o futuro da empresa. Por isso, realizar o diagnóstico mensal, trimestral ou semestral ajuda a prevenir incidentes e a manter a saúde da empresa e de todos os setores.

Governança, risco e conformidade 

O último ponto é o alinhamento da governança, do risco e da conformidade. Esses três pilares são importantes para o funcionamento da organização, bem como para identificar e mitigar os possíveis acidentes e danos, tanto à empresa, quanto às leis. Administrar com incertezas traz prejuízos, principalmente financeiros.

Saiba mais: Como fazer controle de custos e despesas?

Experimente o SAP Business One, oferecido pela Ramo Sistemas!

A Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua empresa precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão de operações inteligente dentro das distribuidoras.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!

 

O que você procura?

Assine nossa newsletter