Blog

Atualizações NFe 2019: fique por dentro de tudo

Atualizações NFe 2019: Você conhece todas as mudanças? O seu negócio está preparado para todas elas?

Dia 02 de Maio, aqui na Oobj, transmitimos um Webinar ao vivo. Com o objetivo de atualizar o público, Hugo Ramos (CEO – Oobj) e Lucas Balbino (Gerente de Produto – Oobj) abordaram as últimas novidades no cenário NFe.

Além de trazer novidades, as principais dúvidas sobre assuntos com obrigatoriedade próximas também foram esclarecidas.

Caso você não tenha participado do Webinar, basta acessar o link para assistir a gravação:

Confira agora, os assuntos que foram tratados:

Responsável Técnico

A nova norma sobre o Responsável Técnico (Nota Técnica 2018.005) trouxe algumas mudanças em relação ao que havia sido colocado antes. Além disso, os estados em que o campo se torna obrigatório foram divulgados.

É importante entender também quem afinal é o Responsável Técnico, as estratégias do Fisco com essa obrigatoriedade e como vai funcionar o Cadastro Centralizado de Responsáveis Técnicos.

Comprovante de Entrega Eletrônico (Canhoto Digital)

O Canhoto Digital é um projeto piloto que tem como objetivo resolver o problema do canhoto físico para comprovação da entrega por parte da transportadora ou da empresa (emissora de NFe) com frota própria.

Para isso, ele utilizará a captura de imagens de comprovação de entrega aliada com o registro de eventos sobre CTe e NFe.

GTIN e a obrigatoriedade do proprietário da Marca

Os ajuste SINIEF 04 e 05/2019 trazem algumas mudanças para o cenário GTIN. Acessando o nosso webinar você ficar por dentro dessas atualizações, entende melhor a obrigatoriedade do proprietário da marca em relação ao código e fica por dentro das etapas de implantação.

Identificação do Destinatário e Série Específica na NFCe

A série específica para Contingência foi prorrogada para Maio de 2020. Porém, ainda é importante saber como essa obrigatoriedade vai funcionar e se atualizar com maior antecedência.

Consulta Pública

Desde o início de 2019 novas regras na consulta pública de documentos fiscais eletrônicos passaram a valer. O objetivo é dar maior segurança ao acesso de dados online da NFe e CTe. Saiba mais detalhadamente sobre essa legislação e suas motivações em nosso webinar.

Obrigatoriedades para 7 de maio

Você sabia que existem obrigatoriedades previstas a partir da semana que vem? São elas:

  • ICMS60 e ICMSSN500
  • ICMSST
  • Local de Retirada e Local de Entrega
  • Responsável Técnico
  • Motivo de Isenção
  • Cancelamento por Substituição

Fonte: Blog OOBJ

Deixe um Comentário