Blog

gestão de recursos humanos

Gestão de recursos humanos: como otimizar a produtividade com sistema ERP

A gestão de recursos humanos é uma área estratégica para negócios de diferentes portes e segmentos, influenciando aspectos como cultura organizacional, produtividade e satisfação dos colaboradores.

Apesar da centralidade do RH na gestão de empresas, uma pesquisa da Deloitte identificou que apenas 39% do expediente é produtivo, o que corresponde a menos da metade do dia de trabalho.

Outro dado relevante é que 56% das empresas estão reformulando seus processos de RH visando à incorporação de ferramentas digitais, o que demonstra uma expectativa de melhorá-los.

Veja também: Passo a passo: como tornar a gestão de operações e serviços mais produtiva e eficiente?

A seguir, conheça como o sistema ERP beneficia a gestão de recursos humanos viabilizando o aumento da produtividade e revisão de processos. Confira!

Como o sistema ERP otimiza a gestão de recursos humanos?

O sistema ERP – sistema integrado de gestão empresarial – é uma ferramenta que pode ser incorporada a todos os departamentos, com ganhos significativos também na área de RH.

O setor de recursos humanos é estratégico, pois permeia todas as hierarquias e departamentos, precisam atender demandas legais e promover a gestão de pessoas.

Dessa forma, a otimização dos processos da gestão de recursos humanos pode influenciar positivamente a tomada de decisão e operação de todo o negócio.

Leia também: 5 principais desafios da gestão de operações e serviços

Integração dos setores

A primeira vantagem do sistema ERP que influencia os processos e produtividade do RH é a integração entre setores. Por meio desse recurso, os gestores conseguem ter acesso facilitado a informações, como:

  •     Cadastro de colaboradores;
  •     Salários e benefícios;
  •     Controle de eletrônico;
  •     Folha de pagamento;
  •     Cálculo de horas extras.

Com essas informações facilmente acessíveis independente do departamento, a gestão de recursos humanos fica menos suscetível a erros operacionais críticos.

Centralização de dados e informações

Outro benefício da tecnologia na área de RH é a centralização das informações e dados operacionais.

Esse aspecto permite um controle do desempenho dos colaboradores, verificando questões como produtividade, faltas, atrasos, horas extras e outras.

Além disso, a unificação garante um armazenamento de longo prazo dos dados, o que é essencial à segurança operacional e legal do negócio.

Padronização e otimização de processos

A implantação de um sistema ERP viabiliza o mapeamento dos processos de RH visando identificar gargalos ou erros recorrentes e desenvolver metodologias padronizadas que sejam mais eficazes.

Esse tipo de transformação na gestão de RH permite reduzir erros, retrabalhos e custos e aumentar a produtividade desse departamento estratégico.

Leia mais: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?

Incorporação de exigências legais

O setor de RH precisa desenvolver diversas tarefas burocráticas e cumprir exigências legais, como a adequação ao eSocial para automatizar as informações previdenciárias e trabalhistas dos colaboradores.

Nesse cenário, o sistema ERP dispõe de recursos que viabilizam centralizar os dados necessários e automatizar a atualização das informações, garantindo cumprimento aos processos legais estabelecidos.

Saiba ainda: Como facilitar a gestão de RH com um sistema de gestão empresarial

Como o SAP Business One viabiliza esses benefícios?

Para melhorar a produtividade da gestão de recursos humanos é preciso contar com um software completo e personalizável, como o SAP Business One.

A solução disponibilizada pela Ramo Sistemas dispõe de recursos que permitem o controle centralizado de toda a operação e automação de atividades da área de RH, além de ter recursos personalizáveis de acordo com o segmento e porte da empresa. Entre as funcionalidades destacam-se:

  •     Gestão financeira;
  •     Gestão de recursos humanos;
  •     Gestão de vendas e clientes;
  •     Controle de aquisições;
  •     Controle de estoque e distribuição.

Com esses recursos, a empresa consegue diferenciar-se da concorrência, desenvolvendo uma operação mais produtiva, eficiente e voltada aos resultados.

Quer saber mais sobre essa solução? Conheça aqui o SAP Business One disponibilizado pela Ramo Sistemas.