Blog

erp para empresas

Queda no faturamento dos pequenos negócios e aumento da necessidade do ERP para empresas

Grande parte das empresas brasileiras não estava preparada para a devastação econômica causada pela pandemia da Covid-19. Segundo dados do Sebrae, as pequenas empresas sofreram consideravelmente com a queda, o que reforça ainda mais a necessidade de implementação do ERP para empresas de qualquer tamanho.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre as perspectivas da economia brasileira atual, e como as pequenas empresas podem se proteger desse “baque”, sobreviver às condições econômicas e largar na frente da concorrência nas próximas temporadas.

Efeitos da crise da Covid-19 em pequenos negócios

O faturamento dos pequenos negócios ainda está, em média, 43% menor do que o nível de antes do início da pandemia, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além disso, a pandemia fez o Brasil perder quase 10 milhões de empreendedores:

3 em cada 10 microempreendedores individuais (MEI) fecham as portas em até cinco anos de atividade.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o estudo comprova que quanto maior o porte da empresa, maiores suas chances de sobrevivência. Isso porque, uma vez que o negócio possui estrutura, preparo e equipes maiores, é mais provável que ele tenha recursos e estratégias para se restabelecer no mercado.

Como salvar a sua pequena empresa em um momento de crise econômica?

Pequenas e médias empresas precisam contar com recursos externos, para se manterem produtivas e lucrativas no mercado. A seguir, falaremos um pouco mais sobre quais são essas estratégias e qual a importância do ERP para empresas em um momento de crise.

Trabalho remoto e digitalização dos processos

O trabalho remoto se tornou uma realidade durante a pandemia, e com ele a necessidade de digitalização dos processos e atividades internas da empresa. 

No entanto, apesar dessa medida parecer óbvia, algumas empresas ainda se mostram resistentes em relação à prática. Essa resistência pode acontecer por diversos motivos, entre eles, a falta de habilidade de gestores e equipes com o modelo de trabalho digital. 

Para isso, existem ferramentas intuitivas, que auxiliam a boa comunicação e facilitam as operações dos times, de forma organizada.  

Vale a pena avaliar o uso de softwares e dispositivos específicos para a gestão, sem contar com os sistemas em nuvem, que facilitam ainda mais o dia a dia das equipes e proporcionam o acesso a arquivos e documentos importantes, em qualquer horário e localização.

Saiba também: Como aumentar a produtividade e tornar a gestão mais eficiente com o ERP industrial na nuvem

Inovação

Empresas que já entenderam que os formatos de trabalho mudaram no decorrer dos últimos meses, por conta do isolamento social e aumento da digitalização de processos, têm uma certa vantagem em relação às suas concorrentes. Isso porque essas empresas sabem se adaptar às mudanças, com estratégia e inovação. 

Lembrando que inovação não está necessariamente relacionada ao uso de ferramentas de última geração, mas à mudança de mindset na empresa e à adoção de novas maneiras de produção, que podem facilitar o dia a dia dos funcionários e otimizar as operações.

Veja ainda: Quarta Revolução Industrial: Indústria 4.0

Comunicação e flexibilidade

Assim como os gestores do negócio, todos os outros colaboradores também foram pegos de surpresa com a pandemia causada pela Covid-19. O distanciamento social e a digitalização dos processos obrigou grande parte dos trabalhadores a se adaptar a um novo estilo de vida.

Logo, é necessário que a empresa entenda as necessidades dos funcionários por meio de uma flexibilidade especial em relação a horários de trabalho e reuniões, e trabalhe diariamente para melhorar a comunicação entre as equipes.

Manter uma comunicação transparente, um clima leve e descontraído e prezar pelo bem-estar dos funcionários melhora, não apenas as relações dentro da empresa, mas também a produtividade e prosperidade da equipe.

Parcerias estratégicas

Se o seu negócio está passando por dificuldades, possivelmente outras empresas ligadas à sua (como fornecedores e parceiros) também estão. Por esse motivo, é necessário também melhorar a comunicação com essas frentes para alinhar expectativas.

Ao realizar esse alinhamento, é possível pensar em soluções que beneficiem ambos os lados, além de maneiras para unir forças e reduzir custos. Além disso, travas e ruídos na comunicação tendem a diminuir e as empresas envolvidas nos processos ficam livres para investir em mais inovação e estratégia.

Leia mais: 5 estratégias para melhorar o planejamento e controle de produção

Tecnologia e ERP para empresas

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado) é um software que oferece uma gestão completa e padronizada para todas as áreas de um negócio, por meio de recursos de fácil entendimento e usabilidade. 

É bastante utilizado em empresas grandes ou pequenas, uma vez que ele traz melhorias na gestão financeira, ajuda nas questões burocráticas, proporciona um gerenciamento efetivo de entrega e logística, padroniza processos, traz uma visão holística das operações com relatórios atualizados, otimiza o tempo, aumenta a produtividade, entre outros benefícios.

Ter um ERP já não é mais um luxo ou serviço adicional, ele é extremamente necessário e já faz parte da realidade de empresas que não querem ficar para trás. 

ERP para empresas: conheça a Ramo!

A Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua organização precisa para implementar um sistema ERP e uma gestão inteligente.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das empresas.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!